Falar sobre saúde mental pode ser um tema complicado.
Para muitas pessoas, por causa do estigma ou preconceito que muitas vezes enfrentam, preferem evitar ser vulneráveis e não falar sobre o que estão sentindo ou pensando. Ansiedade, depressão, frustração e desesperança são apenas algumas das condições que as pessoas podem passar em silêncio, sem saber como melhorar ou a quem recorrer. Por isso, é importante conscientizarmos sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental e das pessoas ao nosso redor.
Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, em 10 de outubro, queremos compartilhar três ideias importantes sobre esse tema:
- Deus quer nos ajudar. No Salmo 34:18, a Bíblia nos lembra que “O Senhor está perto dos de coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. Deus está muito interessado em todos os aspectos de nossas vidas e Ele quer ser nossa fonte de conforto e descanso diante dos sofrimentos ou dificuldades que estamos passando. Através da oração, podemos buscar Sua força e ajuda para lidar com as emoções e pensamentos que nos causam dor.
- Podemos ajudar os outros. Como igreja, precisamos estar conscientes dessa necessidade humana para que possamos levar conforto aos outros em tempos difíceis, em Provérbios 12:25 lemos que “a angústia domina o coração do homem, mas uma palavra bondosa o alegra”. Precisamos pedir a Deus Sua orientação para que nossas palavras possam ser reconfortantes e portunas diante do sofrimento dos outros, para que possamos entender que eles estão passando por um momento difícil e que nossas palavras possam ser um bálsamo que acalma seu coração e os sustente através das dificuldades que possam enfrentar.
- Podemos pedir ajuda. Em muitas ocasiões, a Bíblia nos fala sobre encorajar os outros em suas dificuldades e orar uns pelos outros. As doenças da saúde mental podem drenar nossa energia e entusiasmo e até mesmo dificultar que carreguemos nossos fardos e aflições diante do Senhor, nessas horas precisamos lembrar que podemos pedir ajuda, que não precisamos passar pelas circunstâncias adversas da vida sozinhos e que fazemos parte de uma comunidade de fé que pode nos sustentar e acompanhar.
Como você está cuidando da sua saúde mental?
Como você está cuidando da saúde mental das pessoas ao seu redor?
Por: Vivian Juárez Psicóloga
Más Artigos
Nenhum resultado encontrado
A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.
Únase a MNC para mantenerse actualizado
SUSCRIBIRSE
Reciba actualizaciones de los Ministerios Nazarenos de compasión en América del Sur.